O AEROPORTO DE CANCUN E TRANSPORTE PARA A CIDADE

O Aeroporto Internacional de Cancun é o segundo aeroporto mais movimentado do México e a principal porta de entradas de turista do mundo inteiro no balneário mais badalado da costa mexicana.  Desde dezembro de 2014, passou a ter uma ligação direta com o São Paulo através de um voo da TAM, mas ele também é atendido por outras companhias aéreas da América Latina e Estados Unidos que atuam no Brasil. Veja neste post como é a estrutura dos terminais, com informações de embarque, desembarque, transporte para os hotéis da região, entre outros serviços.


Terminal 3 do Aeroporto de Cancun

O aeroporto de Cancun (código CUN) só perde para o aeroporto da Cidade do México na lista dos aeroportos mais movimentados do México e recebeu em 2014 mais de 17 milhões de passageiros, equivalente ao número alcançado pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão no mesmo período.

São mais de 60 companhias aéreas operando neste aeroporto, voando para cerca de 120 destinos, se considerarmos aquelas com voos regulares e também sazonais, isto é, que só ocorrem em determinadas épocas do ano.

Também é possível viajar para a cidade fazendo uma conexão em outros países da América Latina ou Estados Unidos, por meio de companhias como a Aeromexico, Copa Airlines, Avianca e American Airlines, entre outras.

Não custa lembrar que para viajar para o México é preciso ter um passaporte válido e não há necessidade de tirar nenhum visto para entrar no país.


Terminal 2 do Aeroporto de Cancun

O Aeroporto de Cancun possui três terminais: o terminal 1, utilizado por companhias de voos fretados; o terminal 2, onde operam empresas como a TAM, LAN, Aeromexico, Copa Airlines, Avianca, entre outras; e o terminal 3, que recebe voos das norte-americanas American Airlines, Delta, United e outras companhias.

Minha viagem para Cancun foi com a Copa Airlines e eu cheguei no terminal 2, por isso aqui neste post vou mostrar apenas imagens dele. Mas as dicas deste post também servem para quem chega pelo terminal 3, pois a estrutura e os serviços são praticamente iguais.


"Bem-vindos ao Caribe Mexicano"

Desembarque


No setor de desembarque, onde ficam as esteiras de bagagem, os turistas são recebidos com uma grande mensagem que diz “Bem-vindos ao Caribe Mexicano”. Mas antes mesmo de pegar as malas, logo na entrada deste setor, há um grande espaço destinado a informações turísticas, onde diversos atendentes abordam os passageiros recém chegados para entregar mapas gratuitos e dar dicas da região. Na verdade esta cortesia tem uma segunda intenção, pois eles querem na verdade é vender passeios, hospedagem e aluguel de carro, oferecendo descontos e dizendo que você receberá parte do dinheiro de volta, então o negócio ali é pegar um mapa e não dar muito papo para o pessoal.

Neste mesmo espaço ficamo os guichês de várias locadoras de veículos, onde você pode aproveitar para contratar o serviço caso tenha a intenção de alugar um carro sem ter feito a reserva de forma antecipada. Eu aluguei um carro com a companhia Mex Rent a Car, que também atende pelo nome de Fox Rent a Car e que possui um balcão neste setor, onde fui para buscar instruções de como retirar o meu veículo. Para fazer a sua locação, compare os preços e reserve pelo portal RentCars, que faz a cobrança em reais e sem IOF, parcela em até 12x e dá 5% de desconto no boleto.


Guichês de locadores no desembarque do T2

Na saída do desembarque há uma casa de câmbio, mas não lembro se as cotações era vantajosas em relação às casas de câmbio da cidade, pois não precisei utiliza-la. Caso você ainda não tenha pesos mexicanos, vale a pena trocar pelo menos uma pequena quantia no aeroporto para as primeiras despesas até que você consiga trocar mais dinheiro na cidade. Em breve vou publicar um outro post abordando este assunto de câmbio.

A área externa do terminal é uma bagunça devido à grande quantidade de pessoas com placas e faixas aguardando os passageiros ou tentando oferecer serviços para quem está perdido.


Bagunça na saída do T2

Transporte para Cancun


Na área externa do terminal estão os guichês de táxis autorizados, de serviços de transfer privados e também da ADO, a principal empresa de ônibus da região, que oferece linhas para a maior parte dos locais visitados pelos turistas.

O preço do táxi vai depender muito da localização do hotel, mas a corrida não deve sair por menos de 30 dólares. Neste link você pode fazer uma consulta de quanto custa um táxi para o seu hotel partindo do aeroporto.

Um transfer privado pode custar a partir de 40 dólares por pessoa por trecho, mas você consegue obter descontos se já deixar reservado ida e volta. Neste outro site é possível simular os custos de um serviço de shuttle privado, com diferentes categorias de serviços.

O ônibus do aeroporto para a estação no centro de Cancun custa 64 pesos mexicanos (aprox. 5 dólares) e a viagem dura 25 minutos. Depois, do centro de Cancun, você precisa pegar um ônibus urbano ou táxi para chegar ao seu hotel. Também há uma linha do aeroporto de Cancun até a estação rodoviária de Playa del Carmen, ao custo de 156 pesos (cerca de 11 dólares) numa viagem que dura aproximadamente uma hora.

No site da ADO é possível consultar todos os horários das linhas de ônibus partindo do aeroporto de Cancun selecionando o item “Cancun Aeropuerto” na opçao De onde sales? e depois marcando “Cancun, Quintana Roo” A donde vás?.


Guichês na parte externa do terminal

Em frente ao terminal há algumas plataformas de embarque onde estacionam os ônibus e vans. Dali também partem os veículos das locadoras que fazem o transporte dos clientes até os escritórios próximos ao terminal para retirar os carros reservados.


Plataforma do ônibus


Vans de agências e locadoras de veículos

Embarque


O procedimento de check-in é bem fácil de fazer, todas as companhias do terminal estão num mesmo espaço e só é preciso antes verificar no painel de voos o número dos balcões em que a sua empresa está operando.


Balcões de check-in do T2


Painel de voos

á A área das salas de embarque é dividida em dois níveis. No piso inferior há algumas lojinhas e vários portões de embarque para aeronaves em posições remotas, em que é preciso pegar um ônibus ou ir caminhando para entrar na aeronave. Foi no piso superior que embarquei no meu voo da Copa Airlines com destino à Cidade do Panamá.

Sala de embarque T2 - piso inferior

No piso superior há uma grande área de embarque que reúne praça de alimentação, lojas e portões de embarque. Achei uma grande bagunça por misturar tudo, sem falar no cheio de comida e no calor insuportável que faz neste ambiente.

Falando em mistura, achei estranho o fato de, tanto no Aeroporto de Cancun quanto no Aeroporto da Cidade do Panamá, o fluxo de passageiros de voos domésticos e internacionais é tudo misturado, diferente aqui do Brasil e de muitos outros países, onde cada tipo de voo tem seu espaço determinado no aeroporto.


Sala de embarque do T2 - piso superior

Neste piso superior também ficam as lojas de duty free, mas acabei nem consultando os preços para saber se valia a pena comprar alguma coisa por lá .

No aeroporto também há um guichê do Moneyback Tax Refund, o sistema que permite que você obtenha de volta o valor pago pelo imposto nas suas compras. No terminal 2 ele fica no piso superior, logo após o corredor de lojas, num canto escondido, perto das escadas rolantes. Eu não comprei quase nada na minha viagem, por isso não utilizei o sistema, mas neste site oficial há uma relação de perguntas e respostas que esclarecem todas as dúvidas sobre como ele funciona.


Guichê do MoneyBack Tax Refund do T2

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now